segunda-feira, 28 de março de 2011

MAM'ETU MAZAKESSY A MATRIARCA DO CANDOMBLE DE ANGOLA NA BAIXADA SANTISTA

 A MATRIARCA DO CANDOMBLE



Trajetória de Mam ‘etu Maza Kessy perante a religião e a cultura afro.
Uma mulher de família, feliz com a vida, com sua família material e espiritual.
Realizada e decidida, ama a sua religião, o Candomblé.
Adora todos os Minkise, principalmente o seu, Ndanda Lunda, e os seus filhos de santo. Gosta de amigos verdadeiros tem muitos e se empenha em conservá-los.
Apesar de ser conservadora e heterossexual, no seu vocabulário não existe a palavra discriminação, de pessoas, nível social, raças, religião, orientação sexual, cada um é cada um, desde que nos respeitem. Tem muitos amigos e amigas com estas características e todos á respeitam e tem o seu respeito também, diga-se de passagem, que são pessoas maravilhosas. Aprendeu que não cai uma folha da árvore se não é permitida por Deus. Se Deus (Nzambi) determinou assim, que assim seja!
Sua trajetória na religião de cultura e raiz afro teve início na Umbanda, sendo que bem antes aos seis anos teve as primeiras manifestações mediúnicas, que ocorreram no Nordeste, onde ninguém ouvia falar em mediunidade.
Seus pais vieram morar em Santos, e seus problemas continuaram, até que um dia lhe levaram desacordada ao terreiro de Mãe Munukaia, filha de Munakinã. Esta  lhe orientou nos primeiros passos de seu desenvolvimento, sendo que na época, ela só conhecia Katisso.
Sua família nunca aceitou, pois éram católicos e ela era Filha de Maria e catequista; até o dia em que conheceu seu marido, Rivaldo, com quem se casou. Companheiro divino, maravilhoso e que muito lhe ajudou na sua jornada. Quando iniciada para o nkise Ndanda Lunda, em outubro de 1970.
Sua iniciação foi com o Tatetu José Ribeiro, com quem realizou as obrigações de um ano e de três. Após a sua morte, continuou as obrigações com Kota Sisimi, filha de Tata Lessenge, sendo ele filho de Tatetu Bernadino (Ampumandezu) patriarca da nação Angola Kongo em Salvador Bahia. Com a morte dela continuou as obrigações com sua irmã de santo Mam’etu Mabegi, matriarca do Kupapa Unsaba no Rio de Janeiro, os catorze e vinte um anos, sem pompas e sem grandes festas, pois seu marido não gostava, e esta com ela até os dias de hoje.
Veja que nunca trocou de zelador e de nação, continuou na sua Angola Kongo (ou Kongo Angola).
Esta é a sua história, sem milagres, mas, com muito trabalho, dedicação, respeito, amor a religião e a todos os minkise. Sua vida sempre foi e será um livro aberto, e nem sempre só com flores perfumadas. Respeitando seus irmãos e a todos os adeptos do Candomblé.
Esta história teve inicio, meio e o fim, somente Deus (Nzambi) saberá,pois fim mesmo não haverá nunca pois nossa querida mam'etu e nossa matriarca e estará eternamente em nossas memorias e nossos corações.
                               
.

9 comentários:

  1. Baba Danilo, parabéns pela matéria e pelo blog.
    Gostei muito de ler sobre a história de vida da Matriarca do Candomblé. Vanisa Razuk

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Vaniza..nosso intuito é justamente o de informar nossos leitores.

    beijos no coração

    ResponderExcluir
  3. Bàrbaro, lindo, maravilhoso... Realmente a nossa Mam'etu é merecedora, uma pessoa que merece nossos respeitos e considerações.

    Parabéns ao Bàbà Danilo, pelo belissimo trabalho e pelo lindo Blog, aproveitando, parabenizo também a todos os vencedores da Premiação Adjá e Aguidavi de Ouro 2011, idealizado pelo Jornal Axé in Foco.

    Parabéns a Todos, Asé ò !!!

    Pai Gladston Ti Èrìnlè
    Diretor Presidente da FENORIXÁ
    Ministro Religioso do Asé Odédàrésè
    Praia Grande - São Paulo - Brasil

    .

    ResponderExcluir
  4. Mukuiu , alguem poderia me informar como chego na casa dela por favor

    ResponderExcluir
  5. Mukuiu , alguem poderia me informar como chego na casa dela por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rua Luiza macuco, 79 Vila Mathias - Santos

      Excluir
    2. Rua Luiza macuco, 79 Vila Mathias - Santos

      Excluir
    3. Minha mameto linda de maravilhosa Makuiu aos mais velhos mais novos Sou a caçula de mama com muito orgulho

      Excluir
  6. Boa noite! Ela joga búzios? Como faço para entrar em contato? Grata desde já!

    ResponderExcluir